terça-feira, 30 de agosto de 2011

Apresentação sobre Widgets

Esta é a apresentação do nosso trabalho para a disciplina de Aplicação de Software Social - UFMG sobre widgets no dia 30 de agosto de 2011.Widgets

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A Certeza da Incerteza

No texto "Conhecimento e suas características atuais: A CERTEZA da INCERTEZA", é possível perceber um deslocamento de ambições. O autor não mais procura conhecimento, pois o mesmo cresce a taxas espantosas num prazo curto em contra-mão com a capacidade de absorção e retenção de informações do ser humano. O autor busca a verdade, a veracidade por trás daquilo que se conhece. A verdade pode ser mascarada através de corretores de imperfeições nas imagens, distorção de vozes, entre outros recursos. Até que ponto poderemos distinguir o que é forjado no mundo digital e o que é verdade? Será que já chegaremos num patamar em que não saberemos se quem nos responde ao telefone é uma máquina ou uma pessoa?

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Recombinação de informações e a agregação do conhecimento

As atuais tecnologias de processamento de informações permitem que textos, imagens, sons e vídeos sejam retirados de fontes diversas para formar novas fontes de conhecimento, permitindo assim que novos valores sejam agregados ao conteúdo da informação. Por outro lado, as facilidades proporcionadas por essas ferramentas tem gerado em muitas pessoas o hábito das cópias: as pessoas obtém a informação mas não se preocupam em lê-las, processá-las ou agregar novos valores a ela, fato que pode prejudicar o processo de aprendizagem e agregação de conhecimento. Será que as facilidades fornecidas pelas ferramentas de processamento de informações tem, em sua maioria, auxiliado as pessoas a adquirir conhecimento ?

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Representação com multimídias. Evolução ou involução?

As mídias de comunicação tem utilizado tecnologias cada vez mais complexas, completas e baratas, ligando sons, imagens, textos, vídeos e legendas para transmitir mensagens e informações entre dois usuários. É interessante perceber como a combinação correta destes elementos pode transmitir uma mensagem de forma tão clara e objetiva que o destinatário não precisa nem interpretar as informações ou mesmo utilizar a imaginação quando nos referimos a uma história por exemplo. Isto nos remete à pergunta que é título deste post: estamos tão envolvidos pela tecnologia que evolui rapidamente que não percebemos que esta evolução se mal direcionada é um perigo à nossa capacidade de julgamento e raciocínio, nos transformando em meros receptores de dados? Será que corremos o risco de "emburrecer"? Como fazer para que não nos tornemos vítimas do nosso processo evolutivo tecnológico em uma sociedade altamente imersa em tecnologia e produtora de informações?