As mídias de comunicação tem utilizado tecnologias cada vez mais complexas, completas e baratas, ligando sons, imagens, textos, vídeos e legendas para transmitir mensagens e informações entre dois usuários. É interessante perceber como a combinação correta destes elementos pode transmitir uma mensagem de forma tão clara e objetiva que o destinatário não precisa nem interpretar as informações ou mesmo utilizar a imaginação quando nos referimos a uma história por exemplo. Isto nos remete à pergunta que é título deste post: estamos tão envolvidos pela tecnologia que evolui rapidamente que não percebemos que esta evolução se mal direcionada é um perigo à nossa capacidade de julgamento e raciocínio, nos transformando em meros receptores de dados? Será que corremos o risco de "emburrecer"? Como fazer para que não nos tornemos vítimas do nosso processo evolutivo tecnológico em uma sociedade altamente imersa em tecnologia e produtora de informações?
Yves, acredito também que este fenômeno seja possível também.
ResponderExcluirEstá tão fácil e simples de obter informação que processamos só aquilo que queremos mesmo. Fato é que muitas vezes percebo que só fui capaz de compreender uma informação, que estava ali todo tempo, na hora em que eu precisava.
Uma resposta para sua pergunta é difícil. Não sei o quanto nos adaptaremos à este bombeamento de informação, mas acredito que estar ciente deste fenômeno já é um primeiro passo a valorizar aquilo que podemos saber.
Acredito que as pessoas estão cada vez mais dependentes da tecnologia. Estamos ficando viciados nela!
ResponderExcluirHoje, as crianças não pesquisam mais em livros como fazíamos quando estávamos na escola. Algumas nunca entraram em uma biblioteca. Também acho muito difícil encontrarmos alguém que compre uma enciclopédia impressa. E mesmo nos que ainda vivemos nessa época não temos mais o hábito de pesquisar em livros, pois é muito mais fácil utilizarmos a internet.
Eu acho que é possível "emburrecer" com a tecnologia quando ela se transforma de virtude em vício.
Yves, Acredito bastante que podemos facilmente "emburrecer", basta pararmos de buscar o conhecimento e nos transformarmos em meros receptores dos dados que ficaremos para trás. O conhecimento tem evoluido e mudado todos os dias.
ResponderExcluirAo passo que novas descobertas estão sendo feitas e disseminadas, todos nós temos que correr atrás do que nos interessa e focar. Não vale a pena tentar saber tudo de todas as áreas, isto é impossível para qualquer ser humano.
Assim, ao meu ver, temos que focar no que realmente nos interesse, aquilo que nos faça crescer como pessoas, pois só deste modo conseguiremos seguir adiante acompanhando todo o processo evolutivo sem nos "emburrecermos".